terça-feira, 31 de julho de 2012

Dica de Leitura



Dica de Leitura
Antes dos quadrinhos surgirem oficialmente em 1895, com o Yellow Kid, de Richard Outcault, a imprensa publicava caricaturas, cartuns e charges para seus leitores. Aliás, os primeiros desenhos do Yellow Kid eram pranchas em quadro único. Posteriormente é que Outcault foi desdobrando as cenas dentro de vários quadrados até iniciar o uso de balões com os textos na boca das personagens, criando definitivamente a linguagem dos quadrinhos. O nosso Angelo Agostini, o mais importante chargista brasileiro do século 19, já em 1969 usava os quadrinhos para narrar As aventuras de Nhô Quim, mas sem o uso dos balões. Em outras palavras, a caricatura é a mãe dos quadrinhos. Assim, conhecer o universo do humor gráfico é necessário aos quadrinistas. Há um livro muito bom que nos dá um panorama da história da caricatura no Brasil e no mundo. É o Caricatura, a imagem gráfica do humor, de Joaquim da Fonseca.

Fonseca, Joaquim da. Caricatura, a imagem gráfica do humor. Artes e Ofício. Porto Alegre. 1999. 286 p.

Onde encontrar:
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=caricatura%2C+a+imagem+grafica+do+humor&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo
Gibitecas pelo Brasil!
Você pode procurar o livro em bibliotecas públicas. Você pode também se reunir com os quadrinistas e cartunistas da sua cidade e sugerir aos órgãos culturais do município a organização de uma Gibiteca e a compra de um acervo, bem como promover uma campanha de doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário