quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Encontro com Mendez, Mestre do Traço



Encontro com Mendez, Mestre do Traço 



André Brown

Comigo a paixão pelo desenho e pela caricatura começou cedo. Sempre fui fascinado pelas caricaturas que via na imprensa. Mesmo quando não lia as matérias dos jornais ficava olhando para aquelas caras engraçadas e distorcidas, e tentava reproduzi-las acreditando que os caricaturistas as tinham executado diretamente nas páginas do jornal. Como os meus desenhos na maioria das vezes não saíam bons, ficava a frustração e o desconhecimento das técnicas necessárias para fazer boas caricaturas. Até que um dia meus pais me deram de presente um pequeno livro intitulado Como Fazer Caricaturas,do caricaturista Mendez. Através de seu livro, Mendez foi meu primeiro mestre na arte da caricatura. O livro trazia vários exercícios de construção da figura humana sempre de uma forma bem-humorada, com um traço firme e preciso resultando em excelentes desenhos.  Aquele livro foi a chave que precisava para começar a fazer caricaturas de meus colegas e professores. Lembro-me de um rígido professor de matemática da escola técnica, o Guerra, que tomava de mim as caricaturas que fazia dele e me dava uma bronca cada vez que isso acontecia, mas guardava os meus desenhos na sua pasta. Uma vez, depois da aula, o flagrei rindo no corredor da escola com uma das caricaturas que tinha feito dele nas mãos.
Anos mais tarde, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o caricaturista Mendez em uma visita a sua casa, levado pelo caricaturista Zé Roberto. Nessa ocasião Mendez já estava com 89 anos e não desenhava mais. Falei para ele da importância do seu trabalho para me estimular a desenhar caricaturas e que eu utilizava o seu livro com os meus alunos de desenho. Com muito esforço ele então levantou-se de sua poltrona dirigindo-se até a sua mesa e autografou para mim um de seus livrosCaricaturas e Caricaturados. Com dificuldade conseguiu escrever uma curta mensagem que para mim é bastante significativa, pois segundo a esposa do Mendez, Dona Emília, ele não tentava escrever ou desenhar há algum tempo por não se conformar com o tremor em sua mão. Acredito que tenha sido o último autógrafo de Mendez que faleceu aos 90 anos em dezembro de 1997.

Referências Bibliográficas:
MENDEZ, Mario. Como fazer caricaturas. Rio de Janeiro, Editora  Ediouro, 1979.
____________ . Caricaturas e caricaturados. Rio de Janeiro, Editora Ediouro,1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário